post-julho-17

AS APARÊNCIAS NÃO ENGANAM

Minha mãe dizia: “meu filho as aparências enganam”. Com o tempo eu percebi que seu conselho foi muito proveitoso em minhas relações na escola, na rua, no trabalho e principalmente no ministério. Graças à sua sabedoria me privei de algumas decepções e enganos com falsos colegas, falsos amigos e falsos irmãos. Por conta disso, criei em mim mesmo uma blindagem à prova dos excessos de elogios, favores imerecidos e cortesias que nada mais eram que um engodo para me manter cativo de interesses estranhos. Minha mãe foi uma mulher sábia mesmo sem ter lido um único livro em toda sua vida.

Só muito tempo depois foi que descobri que ela estava parcialmente certa, seu provérbio era verdade, mas não era toda a verdade. As aparências realmente enganam, mas cedo ou tarde a verdade se revela e quando isso acontece as máscaras caem, o mistério se desfaz e o impostor é desmascarado. Os Evangelhos revelam fatos que confirmam a teoria de que as aparências não enganam. Jesus mesmo disse que nada há encoberto que não acabe por ser revelado, tudo que é dito nas trevas à luz será ouvido e aquilo que é um segredo oculto, sobre os telhados será proclamado. Lucas 12.1-3.

Ele disse essas coisas acerca dos religiosos que gostavam de pregar, mas não de viver o que pregavam. Gostavam de ensinar, mas não de colocar em prática aquilo que ensinavam e assim tinha aparência de piedade, mas internamente eram impiedosos, intolerantes e hipócritas. O que se aplicava aos religiosos, se aplicava também aos políticos, empresários, comerciantes, policiais e todas as classes e pessoas de um modo geral. Mas sua mensagem tinha como foco principal aqueles que teimavam em achar que podiam enganar e ficar impunes.

No reino de Deus não basta parecer fiel, além de parecer fiel temos que ser fiéis. Também não basta ser fiel, tem que parecer fiel. Aquele que é fiel e não parece engana os outros e aquele que parece fiel e não é, engana-se a si mesmo.

No reino espiritual as aparências não enganam. No máximo se enganam aqueles que pensam que enganam. A hipocrisia de parecer e não ser pode funcionar por algum tempo, mas não todo o tempo. Se você duvida, veja por você mesmo qual é a recompensa daquele que vive de aparência, de suborno e de corrupção. Veja como é a vida daquele que vive mentindo, enganando, fraudando e fingindo o tempo todo.

Minha mãe tinha razão: “As aparências enganam”. Mas ela não tinha toda a razão porque afinal, depois de um tempo: “As aparências não conseguem enganar mais”. Portanto, se quer viver bem, ser aprovado pelos homens e por Deus, por favor, não viva de aparência, pois elas não enganam ninguém.

Pastor Levy de Abreu Vargas