post-julho-24

DEIXE A MELANCOLIA E SEJA FELIZ

O cartunista e Humorista Henfil escreveu um texto muito interessante: “Por muito tempo pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade, mas sempre havia um obstáculo no caminho, sempre havia algo entre eu e meu projeto de ser feliz. Ora era um trabalho a ser terminado, uma dívida para ser paga, uma enfermidade, a perda de entes queridos, uma viagem… e assim meu projeto ia sendo adiado”.

Um pouco mais melancólico que o cartunista Henfil é o compositor Peninha. É dele a letra “Casinha Branca” gravada por vários astros da MPB. Entre outros versos pincei algumas linhas que transcrevo para que você tire suas próprias conclusões: “Eu tenho andado tão sozinho ultimamente, que nem vejo à minha frente, nada que me dê prazer; sinto cada vez mais longe a felicidade, vendo em minha mocidade, tanto sonho perecer… Eu queria ter na vida simplesmente, um lugar de mato verde pra plantar e pra colher, ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela, para ver o sol nascer…”.

O problema tanto de um como do outro é o equivoco acerca da felicidade. A felicidade não é um projeto, não é um objetivo, não é um lugar, não é uma posse, uma questão de escolha, ou de oportunidades. Felicidade não é ter muito ou pouco dinheiro, ser ou não ser famoso, ser magro ou gordo, branco ou negro, culto ou inculto, religioso ou cético, crédulo ou incrédulo. Feliz não é aquele que faz o que quer, fala o que pensa ou cria suas próprias regras.

Quando pensamos em felicidade, pensamos em um algo que nos permita uma vida melhor com a esposa, o esposo, os filhos, o trabalho, os negócios e os amigos. Quando nos decidimos ser parte de uma Igreja, pensamos em uma comunidade que nos permita desenvolver os dons, cultivar amizades, adorar ao Senhor e alcançar a felicidade. Ser feliz é “O” desejo secreto da raça humana, mas o que não sabemos é que esse sonho já é a verdadeira felicidade.

Então, pare de fazer planos para ser feliz quando terminar ou voltar à faculdade, até que perca cinco quilos, até que se case, até que tenha filhos ou que eles cresçam. Não espere para ser feliz depois que venda ou compre um novo carro, mude-se do seu bairro, pague todas as contas, seja inverno ou verão… Ou quando se aposentar. Não pense que será mais feliz em uma Igreja maior ou menor, mais perto ou mais longe de casa, uma comunidade conservadora ou avivada… Ou quando fundar sua própria congregação.

Decida que não há melhor momento e lugar para ser feliz do que aqui e agora enquanto você pode, enquanto você quer, solteiro ou casado, antes que os filhos cresçam, antes que você adoeça, antes que os amigos se separem, antes que as luzes se apaguem, antes que você adoeça ou morra… Porque felicidade já é o próprio desejo de ser feliz; felicidade já é o caminho que caminhamos todos os dias, porque felicidade é a viagem e não o destino.

Portanto, deixe de melancolia e seja FELIZ!

Pastor Levy Abreu Vargas