post-julho-10

SIMPLESMENTE SER

Há pessoas que falam que têm o poder da persuasão, que usam bem as palavras e são convincentes. São pessoas inteligentes, perceptivas, sagazes que falam do que os outros gostam e querem ouvir. Nem sempre acreditam no que falam, mas falam e usam todo o carisma para atrair, envolver, convencer e usar seus ouvintes para os seus próprios interesses.

Há pessoas que nos convencem pelo que fazem. São pragmáticas, objetivas, determinadas e chegam ao topo. O caráter não importa muito, pois os fins justificam os meios. Como num jogo o importante é ganhar e ganham sempre. Não há culpa, não há pecado e não há perdão, pois estão focadas nos próprios objetivos e estes valem qualquer sacrifício. Fama, dinheiro e poder respondem por tudo e, para tanto, as regras não dizem muito.

Há pessoas que nos convencem pelo que têm. Sua vida de ostentação, seus relacionamentos, suas posses, seus supostos prazeres nos seduzem e quase nos arrastam ao seu estilo de vida mesmo sem poder. Alguns já nasceram ricos, outros se fizeram ricos porque trabalharam ou simplesmente alcançaram a riqueza por uma conjunção de fatos que contribuiram para que chegassem aonde chegaram. Sua vida de luxo, conforto e aparente liberdade nos fazem sonhar e desejar seu estilo de vida por puro deleite.

Mas há um tipo de pessoa que procuramos e muito raramente encontramos: São aquelas pessoas que nos convencem simplesmente pelo que são. Não são dadas ao falar, não são pragmáticas no fazer, nem nos convencem pelo que têm. Simplesmente são e isso lhes basta ser. Essas pessoas não estão preocupadas em agradar, mas também não querem desagradar. Não estão determinadas em fazer, mas fazem simplesmente porque é o que devem fazer. Elas nem sempre têm, e quando têm não ostentam, não provocam inveja, nem fazem dela a sua muralha. Não buscam honras, não se vendem aos prazeres e não se deixam corromper.

Há naturalmente muitos outros tipos, mas separei estas para você pensar que tipo de pessoa gostaria de ser: A que convence, a que realiza, a que possui, ou simplesmente aquela que é ela mesma, e sendo ela mesma convence, realiza e acumula bens que o dinheiro não pode comprar. Isso não a impede de falar, de fazer ou possuir riquezas, mas simplesmente não coloca nisso o seu coração.

Simplesmente ser. Ser você mesmo, sem máscara, sem mácula, sem inveja, sem orgulho, sem vaidades… Sem falsa piedade. Esse é o nosso desafio e a nossa maior razão para crer.

Pastor Levy de Abreu Vargas