Primeira Igreja Batista em Nilópolis

ERA UMA VEZ

“Era uma vez” são palavras que usamos para contar estórias para crianças. Normalmente são fábulas, lendas ou ficções com aplicação moral que marcam a infância e se fixam em suas mentes para a vida inteira.

Era uma vez na Grécia antiga, havia um legislador de grande prestígio cujo nome era Licurgo e o convidaram para fazer um discurso sobre o valor da educação. Contido, ele concordou em falar, mas precisava de um ano para se preparar.

Ao fim de um ano de curiosa expectativa, ele apresentou-se em público levando consigo dois cães e duas lebres. Quando todos estavam atentos, ele soltou uma das lebres e em seguida soltou um dos cachorros, que perseguiu a lebre até alcançá-la e destruí-la com suas potentes presas. Houve uma comoção na plateia, mas ele acenou com a mão pedindo silêncio e soltou a segunda lebre e o segundo cão que também perseguiu a lebre, mas quando a alcançou apenas brincou com ela como velhos amigos. Contente com o resultado, ele falou à multidão: “Vejam o efeito da educação, durante um ano eu ensinei esses animais a conviverem bem e este foi o resultado, em seguida encerrou o discurso”.

Era uma vez pode ser uma fábula, uma lenda ou ficção, mas o efeito da estória permanece por uma vida inteira. Durante séculos temos falado tanto de educação, mas temos feito tão pouco por ela, e os resultados estão aí.

Pitágoras profetizou, cinco séculos antes de Jesus: “Eduquem as crianças e não precisaremos punir os homens”.

Provérbios nos exorta: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. 22.6.

Pastor Levy de Abreu Vargas