Pastoral PIB Nilópolis

Habilidades Sociais

As habilidades sociais são importantes para que possamos interagir com o meio de convivência. Dentre tantas habilidades sociais, destaco a comunicação.
A comunicação é o contato entre nós, como nós, ninguém usa palavras. Os pássaros se entendem pelo canto, o canto é precioso no período do acasalamento, há animais que emitem gestos, principalmente para mesma espécie.

Desde criança usamos a comunicação para expor o que pensamos e sentimos, como alegria, tristeza, dor, desapontamento com outro.
A palavra comunicação deriva do latim, “communicare”, que nos remete a possibilidade de partilhar, participar, tornar comum. Em qualquer desses significados, há um sujeito que transmite a informação e outro que a recebe, o receptor que a interpreta.

No momento que passamos por turbulências na vida, como períodos depressivos, essa comunicação fica deficitária. O depressivo em estágio grave da doença, comunica-se no monossílabo.
Se alguém lhe pergunta qual é seu estado de saúde, há de responder, “bem”, ou “mal”, mas não alonga a conversa.
Isso ocorre por causa da “anedonia”, nome incomum, mas não difícil de entender.

Anedonia é a incapacidade total ou parcial de obter ou sentir prazer com determinadas atividades e experiências de vida. Numa compreensão mais light, diríamos que é a vontade de não fazer nada.

Quem nunca passou por isso? Somos humanos, quando alguém ficar no “sim”, “bem”, ou “não”, compreendamos seu momento. Como Jesus, temos que compreender as pessoas e ser um facilitador da cura. A mulher hemorrágica ele disse: “A tua fé te salvou; vai-te em paz – Lc. 8:48”. Ela saiu curada.

Pastor Antonio Carlos de Lima