Primeira Igreja Batista em Nilópolis

QUEM É SADIO MANÉ?

Ele é senegalês, da desconhecida aldeia de Bambali, a 400 quilômetros de Dacar, capital do Senegal. Nasceu em 10 de abril de 1992. Chama-se Sadio Mané, mas de “mané” só tem mesmo o nome. Sadio Mané é jogador profissional, e desde 2011 atua como atacante nos melhores times da Europa.

Desde 2022, é jogador do Bayern de Munique, na Alemanha. A habilidade de Mané em campo faz dele um artilheiro, comparado por alguns a Messi, Drogba e Cristiano Ronaldo. O excelente futebol que pratica fez dele um ícone da Seleção do Senegal, sendo considerado o maior artilheiro de todos os tempos dessa seleção.

Há um vídeo circulando pela Internet que destaca o fato de que, diferentemente de muitos jogadores famosos e bilionários, Mané não desperdiça seu dinheiro com automóveis da Ferrari ou Lamborghini. Ele tem outras prioridades. Por exemplo: Em 2019, Sadio Mané doou mais de 300 mil dólares para a construção de uma escola em Bambali. No ano seguinte, doou 52 mil dólares ao Ministério da Saúde do seu país especificamente para combater a Covid-19. Em 2021, doou mais de meio milhão de dólares para a construção de um hospital em Bambali. Financiou também a construção de um posto de gasolina e uma agência dos correios para Bambali. Doou centenas de notebooks ao povo em Bambali, além de financiar provedores de internet 4G, desprendendo mais de 500 mil euros nessas operações. Reconhecendo a necessidade das pessoas em volta de sua família, criou uma espécie de Bolsa Família de mais de 500 reais por mês para mais de 2.000 pessoas.
Além de desembolsar tanta ajuda, Mané é ainda embaixador de uma ONG chamada Right To Play (Direito de Jogar), cuja razão de ser é capacitar crianças vulneráveis. Também colabora com uma entidade sem fins lucrativos que visa a apoiar meninas e mulheres em seu país na área dos esportes e na de educação.

Mané poderia ganhar os seus milhões de euros tranquilamente, embolsá-los, investi-los ou gastá-los nas farras típicas dos jogadores que são vistos como estrelas. No entanto, sua opção diferenciada me faz levantar a pergunta: Quem realmente é mané? Consta que numa entrevista ao time do Liverpool, Mané teria dito: “Eu sei como é não ter nada. É por isso que quero ajudar as pessoas.” Mané se deu bem na vida, mas não esqueceu sua família, sua gente, seu país. A dor dos outros não lhe passou despercebida, daí a criação da Fundação Sadio Mané, que viabiliza tantos projetos sociais.

Não, Mané não é cristão. É muçulmano, daqueles que levam a sério a sua religião. Sua filantropia humilha jogadores cristãos que apenas pensam em si e em se divertir. Diante disso, fica a pergunta: Quem é mané?

Texto original do Pastor João Soares da Fonseca, publicado na Revista “Novas” do ministério Vida Radiante. Edição de Junho 2023.