Pastor Levy de Abreu Vargas

SERÁ O FIM?

Enquanto escrevo esse texto, o mundo está perplexo com os ataques da Rússia sobre a Ucrânia, visando a ocupação militar e posteriormente a anexação do território. A Ucrânia até 1991 era parte da União das Repúblicas Soviéticas, mas com a falência do comunismo no leste Europeu, tornou-se independente e tem tentado se distanciar da influência Russa buscando apoio no ocidente.

O problema não está apenas nesta parte do Mapa Geográfico. A China tem deixado claro em seus pronunciamentos que está solidária à Rússia, isso significa que se necessário, tomará partido ao lado do seu vizinho tornando-se uma grande ameaça à estabilidade mundial. A China tem o maior contingente humano e a segunda economia do planeta. Ambos são estados totalitários com governos fortes e controle absoluto de seus cidadãos. A palavra “democracia” para eles é obscena e ofensiva.

Mas o que tudo isso tem a ver com a Igreja, você pode estar se perguntando? E a resposta é: tudo a ver, tudo mesmo, mais do que nossa compreensão possa assimilar! Wladimir Putim é um líder temido em todo o planeta. Ele não tem limites para seu ego. As guerras que travou ou ajudou a travar deixaram rastros de morte, desolação e miséria. Seu poder militar na Síria (para ajudar o ditador Bashar Hafez al-Assad‎) provocou a morte de pelo menos cento e cinquenta mil pessoas e deixou ao desamparo mais de onze milhões, produzindo a maior crise de refugiados que se tem notícias. Ele não vai parar na Ucrânia. Ele quer mais, muito mais.

Ainda não é o fim. Mas pode estar começando. Jesus nos falou de rumores de guerras e guerras, falou da apostasia e do anticristo que se levantaria com poder e confundiria o mundo. Hoje é a Ucrânia, amanhã poderá ser a Polônia, Hungria, Romênia, Turquia e vir avançando pelo continente até atravessar o oceano.

O problema não é da Ucrânia ou dos países Europeus. Esse problema é nosso, de todos nós que amamos a Jesus, amamos a liberdade e a democracia. No Salmo 46 lemos que o Senhor faz cessar as guerras até ao fim da terra, quebra o arco, corta a lança e queima os carros de guerra no fogo. Oremos para que essa promessa se cumpra aos nossos olhos.

Pastor Levy de Abreu Vargas