Pastor Levy de Abreu Vargas

OREMOS PELO GOVERNO

Desde que o Presidente Bolsonaro se elegeu, as redes sociais têm veiculado um discurso de ódio contra os evangélicos, mais particularmente contra os Pastores, culpando-os por todos os problemas que o Brasil sempre teve e foi agravado pela pandemia. Isso é uma grande tolice, pois fragmentada como é a Igreja Cristã no Brasil, ela não garante a vitória de nenhum candidato majoritário, se fatores externos não cooperarem para isso.

Se houve um ou vários pastores que levaram candidatos à Igreja e pediram votos, é um direito legítimo do líder orientar seu rebanho sobre aquilo que lhe parece ser o melhor para todos, mas isso aconteceu com candidatos da esquerda e da direita, então não podemos generalizar e culpar a liderança evangélica pelas mazelas que passa o país, até porque o voto é secreto e a liberdade de consciência é um direito inalienável garantida pelo ordenamento jurídico. O que houve no Brasil em 2018, foi o mesmo fenômeno que elegeu o candidato de 2002. Então, vamos respeitar o que aconteceu nas urnas e aguardar 2022.

Há um pensamento corrente nas democracias do mundo que prega o seguinte: “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos, pelos mesmos motivos”. Isso significa que não há governo humano que seja perfeito, puro, santo e irrepreensível. Eles cometem falhas e para isso temos as instituições que também são falhas, mas funcionam medianamente bem.

A bem da verdade, a Igreja evangélica – a Igreja Cristã de um modo geral – sempre foi mais afinada com a esquerda, pois sempre pregou a Igualdade, a liberdade, a fraternidade e a composição dos conflitos pela mediação divina através das orações , do amor e do perdão, nessa ordem.

Culpar os pastores pelos erros do atual governo é o mesmo que culpar o fabricante de armas pelas mazelas que elas provocam. Elas não foram feitas para provocar mazelas e sim para garantir a paz, contudo o uso que se faz delas é responsabilidade pessoal.

Aguardemos 2022 e oremos pelo atual governo.

Pastor Levy de Abreu Vargas