Pastor Edvaldo Sousa

SÓ 5 DIAS PARA O NATAL DO MENINO JESUS!!!!

Dezembro é o mês de muitas festas em família. No Brasil o Natal é comemorado em 25 de dezembro e é um mês que simboliza luzes, enfeites, aformoseio, ornamentos. É uma festa religiosa, na qual os cristãos celebram o nascimento do menino Jesus. Na verdade, o dia 25 de dezembro não consta da Bíblia como a data exata em que Jesus nasceu. Algumas teorias, portanto, não reconhecem a possibilidade de Jesus ter nascido em 25 de dezembro. Mas, a data em si não tem importância.

O importante é o simbolismo, ou seja, o que significa o Natal, o que representa para a humanidade o nascimento de Jesus. Não é por acaso que dezembro é um mês com muitas comemorações. A coincidência divina pretende com isso nos mostrar caminhos para a reconciliação, para a paz interior, para a solidariedade e para tudo o mais que possa fazer a humanidade mais feliz. Esse é o presente para o aniversariante do mês. Ele nos ensinou a lei do amor, a única irrevogável. Ele deixou a critério de cada um escolher seus caminhos. Por isso é que veio para nos salvar. A opção de “se salvar” é de cada um de nós. Jesus não nos obriga a nada, tanto que foi condenado à pena de morte, ou seja, uma morte cruel.

Natal é época em que se volta o olhar para a Família. Antes, José, Maria e o menino Jesus; hoje, uma multidão de pessoas de diferentes perfis compõe o núcleo familiar. Mas muito além destas diferenças, o importante é que o ambiente familiar seja sereno e feliz. O mais relevante é sentir que ali há consolo quando chegam às tempestades da vida, e aceitação quando outros viram o rosto. As famílias não são perfeitas, bem se sabe disso, mas são os braços que estarão sempre prontos a abraçar quando for necessário. São um pouco do que cada um é. Pelos mesmos corpos percorre o mesmo sangue, e muitos carregam as mesmas manias. Cada qual com uma configuração, mas todos dando o seu melhor, ainda que seja insuficiente.

Que neste Natal tenhamos mais compaixão ao olharmos os nossos próximos mais próximos, a nossa família, as pessoas que estão sempre ao nosso lado quando necessário, e que saibamos perdoar as falhas que eles cometem, já que também nós as cometemos. Muitos erram tentando acertar. Vale a pena focar na boa intenção por trás daquela correção que pode ter nos causado tanto sofrimento. Nesta época do ano, convido a cada um a voltar a falar com quem discutiu e partilhar a mesma mesa com o coração leve e afetuoso. Natal é momento de união, de alegria, de emoção, de sorriso no rosto. Muitas pessoas passaram por grandes transformações ao longo deste ano, e vão vivenciar o Natal de forma especial, com um significado diferente. Portanto, que neste Natal, possamos passar com as nossas famílias, vivenciando com elas toda a essência do nascimento de Cristo Jesus, o Rei dos reis. AMÉM!!!

Pr. Edvaldo Sousa (M.M.)