Pastor Edvaldo Sousa

ALEGREMO-NOS! ESTÁ CHEGANDO O NATAL!!!

O nascimento de Jesus por meio de Maria não é o início de sua existência. João diz que Ele estava com Deus no princípio. Que Ele fez todas as coisas. Ou seja, antes de sua existência terrena, ele estava com Deus e como Deus, no princípio da criação. Sendo responsável direto por tudo o que veio a existir (João 1:1-5).O que ocorreu com o seu nascimento humano foi a encarnação de Deus, do Verbo. Da Palavra Criadora de Elohim.

Não foi algo aleatório ou sem propósito a sua vinda. Ele veio para resgatar a humanidade que vivia em trevas (Mt 4;16) e mudar os conceitos das gerações.Os seus ensinamentos tinham como finalidade mudar a maneira de pensar das pessoas. Querendo elas ou não, os seus ensinamentos trouxeram direção e uma maneira clara de buscar a Deus por meio de uma adoração sincera e verdadeira.

A figura de João Batista, o precursor,o arauto que preparava o caminho para a vinda do Salvador pela sua autenticidade de vida, foi na verdade o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, “mais que um profeta”, “o maior entre os que nasceram de mulher”, o mensageiro que veio diante d’Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a Sua vinda (Lc 7, 26 – 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s). João Batista ao ser o precursor do Senhor o aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo. Ele é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também serem profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.

O Nascimento de Jesus Cristo na Bíblia é o Verdadeiro Natal! É um dos grandes acontecimentos da história da humanidade. Ali, o Deus eterno e Criador, estava se revestindo da nossa humanidade e se submetendo as mesmas dores e limitações que nós. É com certeza um dos maiores milagres que a humanidade registra em sua história, além de ser um fato único.Além disso, o nascimento e a humanidade de Jesus nos mostram o quanto Deus nos ama. Não foi algo simples, sem importância. Em Seu Filho, o Criador estava dividindo a história da humanidade.

Jesus nasceu de maneira bastante humilde. Embora Rei e Senhor de todas as coisas. Deus Pai determinou que a grandeza do nascimento de seu Filho se daria na humildade. O nascimento de Jesus iluminou não apenas a Terra, mas também o céu. Anjos do Senhor vieram e anunciaram aos pastores no campo o que estava acontecendo. Deixaram bem claro que isso era motivo de grande alegria. Boas notícias! Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio Dele. (1 João 4:9) AMÉM!

Pr. Edvaldo Sousa (M.M.)