Primeira Igreja Batista em Nilópolis

A CANETA É MAIS PODEROSA QUE A ESPADA

Ao longo da semana estivemos reunidos em vários propósitos na Igreja. Pela manhã, a equipe da pastora Gilmara preparava as salas, lanches e almoço da equipe que estava trabalhando para a Igreja (cerca de 100 pessoas). À tarde as portas se abriam para crianças e mães participantes da EBF e à noite tivemos nossa terceira semana de oração, desta vez sem transmissão simultânea como fizemos desde 2020. O objetivo era tirar a Igreja do conforto da sua casa e reunir-se no Templo para orar.

O tema dos estudos foi o livro de Provérbios com foco NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Durante toda sua vida você vai relacionar-se com pessoas. Vai usar ferramentas (telefone, e-mail, aplicativos, redes sociais etc.) para isso, mas o objetivo são as pessoas e essa relação pode ser tão traumática quanto gratificante, dependendo do uso que você faz das palavras.

Provérbios são aforismos curtos que, em poucas palavras, explicam regras ou princípio de alcance moral. É um texto normalmente curto e filosófico relacionado a uma reflexão de natureza prática ou moral. Eles alertam, ensinam e corrigem o curso de nossas vidas se lhes dermos a devida atenção.

Tomemos como exemplo o provérbio acima: A CANETA É MAIS PODEROSA QUE A ESPADA. Como todos sabem a espada era um instrumento de defesa e de guerra. Exércitos eram vencidos ou vitoriosos pela destreza que seus homens tinham no uso desse artefato e isso foi verdade até a descoberta da pólvora. Hoje podemos dizer que uma caneta é mais poderosa (eficiente) que um fuzil AK49.

A “espada” derrama sangue, mas o conhecimento e a sabedoria promovem vida. Usar a “caneta ou espada” vai depender da educação que dermos à cada geração. Se depender da Igreja, tanto a espada como o Fuzil serão peças de museu, pois cremos que a obediência a Deus e à sua Palavra valem mais que todos os sacrifícios humanos.

Pastor Levy de Abreu Vargas