Artigos PIB Nilópolis

A CONSCIÊNCIA NEGRA E CRENTES CONSCIENTES

O dia da consciência Negra, feriado no Calendário do nosso país, data que homenageia Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. A data tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana e seus descendentes, assim como, o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade Cultural Brasileira.

Hoje temos liberdade em falar sobre o racismo, e como cristãos o dever moral de combatê-lo. Em pleno século XXI, não são raros os casos de racismo no brasil, que vão desde uma piada contada numa roda de amigos, ou até brincadeiras de mau gosto. O Brasil é um país miscigenado, tendo como base uma classe de pessoas de pele negra, sofrida, resultado de mazelas impostas a elas. Isso é histórico e a sociedade precisa acelerar o processo para extinguir o racismo, não só em palavras, mas nas atitudes.

Destaco dois grandes nomes na luta contra o racismo no mundo. O pastor Batista Martin Luther King, que combateu a segregação racial nos Estados Unidos e batalhou pelos direitos civis dos negros. O líder sul-africano Nelson Mandela, um metodista que levantou- se contra o sistema de segregação racial, resultando no fim do Apartheid.

A Bíblia combate a discriminação de qualquer espécie. Tiago 2.1, “Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade”. No livro de Atos dos Apóstolos, a Igreja de Antioquia uma Comunidade de fé majoritariamente helenista, nos dá uma bela lição sobre a igualdade racial e o empoderamento das etnias. Hoje ainda temos um longo caminho a percorrer em direção a uma sociedade consciente, mais igualitária, inclusiva e justa. Como cristãos, precisamos contribuir para a reflexão e promoção de ações proativas, afim de extirpar o preconceito e o racismo através do amor de Cristo que em nós está. Assim refletiremos o caráter Santo do Senhor, à sociedade ao qual estamos inseridos.

Diácono Prof.º Luiz Mattos.