Primeira Igreja Batista em Nilópolis

“UM MERGULHO NO PASSADO”

Nesse domingo, enquanto os irmãos leem esse editorial, nós estamos em São Mateus do Sul – PR, participando do 31º aniversário de organização da Igreja na mesma cidade. Chegamos oficialmente aqui no dia 26 de junho de 1993 e nos despedimos em 27 de março de 1994, exatos nove meses e um dia. Em 21 de abril de 1994 assumimos a PIB em Nilópolis onde estamos até hoje.

Ainda me lembro do velho “Passat” preto em que o irmão Roni Toti chegou à porta da nossa casa dizendo: “Pastor, esse carro é para o senhor usar. Se ele der problema me chame”, e eu chamei algumas vezes, até que não teve mais jeito. Lembro-me da diaconisa Cleci Wommer que sustentou nossos filhos com leite da fazenda da filha, e a filha nem era membro da Igreja. Lembro das conversas prolongadas na sala dos irmãos Pacheco e Rose após os cultos de 5ª feiras na Congregação da Lapa. Lembro do entusiasmo do irmão Vanderlei na frente missionaria em São João do Triunfo, dos passeios de ônibus, dos afetos e da comida gostosa da Terezinha, lembro de tudo, mais do que pode caber nesse pequeno espaço. Aqui eu completei 40 anos de vida e a irmã Neli fez um lindo bolo em minha homenagem. Eram tempos difíceis e o irmão Lauro Waculicz me emprestou dinheiro, que eu paguei quase um ano depois quando já estava em Nilópolis. Passei pouco tempo aqui, mas representou muito em nossa caminhada.

Da PIBN eu fui a tantos lugares. Preguei nos quatro continentes da terra, e onde quer que estivesse lembrava do nosso começo no campo missionário, pois foi onde tudo começou. Em mais de três décadas de trabalho batizei centenas de pessoas, celebrei dezenas de casamentos, ordenei duas dezenas de pastores, organizei Igrejas e dei minha modesta contribuição de diferentes formas onde quer que estivesse.

Então, voltar a São Mateus do Sul é como dar um “mergulho no passado”, e peço que os irmãos orem por nós e por nosso retorno já no próximo fim de semana.

Pastor Levy de Abreu Vargas