Pastor Levy de Abreu Vargas

ADVENTO

A palavra “ADVENTO” significa Chegada ou chegar. Para os Cristãos, significa um tempo de preparação, alegria e expectativas acerca do Natal, a data que celebramos o nascimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. No calendário litúrgico o Advento começa na primeira semana de dezembro e tem seu ponto alto na virada do dia 24 para 25 de dezembro.

O tempo do Advento, é para a Igreja um momento de mergulho festivo nas celebrações máximas do calendário Eclesiástico. Coros, grupos musicais, encenações, danças, coreografia e a ornamentação próprias dessa época nos evocam alegremente a vinda do Senhor.

Nossa Igreja tem uma forte tradição nessas celebrações. Elas são o ponto alto no calendário litúrgico e para esse ano não vai ser diferentes. Na página 03 você tem a agenda completa da programação. Recorte, guarde e não deixe de estar presente em nenhuma delas, inclusive nas quartas feiras.

Mas o advento é também um tempo de reflexão, meditação, oração e gratidão. Virtudes como o perdão, a reconciliação, a comunhão e a hospitalidade devem ser lembradas e praticadas para o bem comum. As coisas antigas e passadas devem ser esquecidas, especialmente no seio da família.

Na Igreja devemos cultivar a cordialidade, a boa vontade, a liberalidade e assiduidade aos programas preparados com tanto esmero. Só para você ter uma ideia do que estamos falando, o Coro Querubins, que vai se apresentar logo mais está se preparando para esse momento desde setembro passado. São mães, pais, avós e tios que renunciaram a horas e horas de lazer a fim de trazer seus pequenos aos ensaios, porque creem naquilo que estão fazendo, pois os ensaios também fazem parte da celebração.

Ao longo de dezembro, vamos voltar a esse tema, e as celebrações vão continuar até a noite de 25 de dezembro e você é parte integrante destas comemorações.

Pastor Levy de Abreu Vargas