Pastor Levy de Abreu Vargas

ANUNCIAÇÃO

Em 1983 o cantor Alceu Valença lançou o Álbum “Anjo Avesso” e a faixa “Anunciação” caiu na graça do público e conquistou gerações seguidas com o inconfundível refrão: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Essa música virou um verdadeiro hino à paternidade responsável.

Muito tempo antes, em Nazaré, uma obscura cidade da Galileia, foi o Anjo Gabriel enviado a uma virgem que estava desposada com José, da casa de Davi, e lhe fez o anúncio do nascimento de Jesus. Essa anunciação foi contada ao longo dos últimos dois mil anos, dentro e fora dos Templos em todo o mundo, e certamente soa com uma doce canção do amor de Deus para com aqueles que o temem.

Anunciação e Advento. O primeiro nos traz a profecia, o segundo nos fala do cumprimento ou, se preferir, da sua chegada. Um só tem sentido com o outro e isso foi o que a história testemunhou nos últimos vinte séculos. Um anjo anunciou e centenas de outros testemunharam e glorificaram o nome de Deus pelo seu cumprimento e chegada. Lucas 2.8-20.

Jesus é o maior nome da história. O Anjo disse à Maria: “Salve agraciada, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres…Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado filho do altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu Pai”.

Nem sabemos se Alceu Valença tinha conhecimento desses fatos, mas a verdade é que sua canção embala milhares de mães e pais na expectativa da paternidade. Inclusive avós.

E não ficaríamos nós muito mais emotivos e ternos com as palavras do Anjo Gabriel? Certamente que sim, e por isso o Natal tem tanto valor para nós.

Pastor Levy de Abreu Vargas