Lutero

CINCO COISAS ESSENCIAIS

No próximo dia 31 de outubro de 2017, a Igreja Cristã comemora 500 anos da Reforma Protestante, um evento que ocorreu na Alemanha, mas teve repercussão em todos os Continentes promovendo um verdadeiro “estouro do rebanho” que escapou ao controle da Igreja institucional e se multiplicou em centenas de outros núcleos Cristãos à revelia das autoridades eclesiásticas, mas com a total permissão Divina.

Foi assim: Martinho Lutero, monge agostiniano, doutor e professor em Teologia, esteve em Roma e viu com seus próprios olhos o baixo nível moral do alto clero da Igreja. De volta à sua cidade entendeu que alguma coisa devia ser feita para trazer a Igreja de volta às suas origens, mas principalmente resgatar valores que há muito estavam esquecidos. Ao todo, escreveu 95 teses que afixou às portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, região da Saxônia. A publicação deste documento gerou uma verdadeira revolução que repercute ainda hoje. Ao longo do mês de outubro vamos falar com mais profundidade acerca deste assunto, mas por agora vamos apenas mostrar os principais pontos deste documento. Eles são conhecidos como os cinco “Solas de Lutero”.

SOLA FIDE (somente a fé). É o ensinamento de que a justificação é recebida somente pela fé, sem qualquer interferência ou necessidade de boas obras. Embora a fé salvadora seja sempre evidenciada com a realização de boas obras, não são as obras que nos justificam, e sim a fé em Jesus. (Romanos 5.1)

SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura). A compreensão dos reformadores é que a Bíblia Sagrada é a única palavra autorizada e inspirada por Deus e a única fonte para a doutrina cristã, devendo ser acessível a todos em sua própria língua. Até então, só a Igreja e o prelado podiam possui-la e interpretá-la para o povo. (Mateus 22.29 e II Timóteo 3.16,17)

SOLUS CHRISTUS (somente Cristo). O terceiro ponto da Reforma era o resgate de Cristo Jesus como Senhor da Igreja e o único mediador entre Deus e a humanidade, e que não há salvação através de nenhum outro. À época já havia o culto à Maria e a outros santos canonizados pela Igreja. (João 3.16 e João 14.6)

SOLA GRATIA (somente a graça). Graça é favor imerecido. Isto significa que a salvação é um dom de Deus revelado em Jesus. Não é pelo esforço ou merecimento humanos que alcançamos o perdão dos pecados e a salvação da alma, isso só é possível pela fé em Jesus, mediante a graça de Deus. (Efésios 2.8-9).

SOLI DEO GLORIA (glória somente a Deus). Por último a lembrança de que toda honra, glória e louvores devem ser tributados somente a Deus, pois a salvação é realizada unicamente através de Sua vontade e ação direta no coração humano através de Jesus e do Espírito Santo. (Êxodo 20.1-3)

Simples assim, somente cinco princípios devem nortear a vida do crente e da Igreja. Todas as outras coisas, quer da vida espiritual ou eclesiástica, derivam destes cinco princípios que ainda hoje são os limites para toda a prática Cristã. Por eles vamos viver uma vida boa, produtiva e cheia de liberdade para expressar a glória e o amor de Deus.

Soli Deo Gloria