Primeira Igreja Batista em Nilópolis

COMECE PELO ESSENCIAL

Sempre que um novo ano se inicia, fazemos uma lista longa de coisas a serem alcançadas. O assunto é tão sério que virou tema de estudos nas empresas de consultorias, em setores de propaganda e marketing, nas indústrias de beleza, moda, turismo e até mesmo no planejamento estratégico de governos das grandes cidades. Para esses grupos, saber o que as pessoas desejam é o primeiro passo para alavancar uma vigorosa carreira de negócios.

A motivação para alcançar objetivos desempenha um papel fundamental na saúde mental e física, além de elevar a autoestima e a satisfação pessoal com a vida. A capacidade de se manter engajado em atividades com foco em seus desejos, é essencial para superar desafios e realizar sonhos. O tema é tão apaixonante que há dezenas de publicações em todo o mundo tratando desta questão.

Segundo especialistas, ter um alvo é o primeiro passo para “destravar” os mecanismos por trás da motivação. Eles são importantes para promover o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para criar ambientes mais produtivos e saudáveis em diferentes contextos, como na família, Igreja, trabalho, educação, esportes, lazer e na vida comunitária.

Mas não basta ter um alvo, é preciso disciplina para se chegar a ele, e é nessa fase que muitos naufragam. No cotidiano, a lista sempre começa com a casa ou carro próprios, logo depois vêm as viagens (nacionais ou internacionais), a cirurgia plástica vem em seguida, e fecham a lista desejos de tratamentos estéticos, voltar à academia, perder peso e poder frequentar lugares badalados.

Confesso que fiquei surpreso em saber que os entrevistados desejam apenas coisas supérfluas como as que listei acima, e deixaram de fora coisas fundamentais como a saúde, alegria, generosidade, piedade e principalmente uma melhor comunhão com o Senhor através da sua palavra. Como disse o Profeta Oséias: ”O meu povo peca por falta de conhecimento’. Oséias 4.6.

Nossa lista deve começar pelo essencial: “Deleita-te no Senhor e ele concederá o que deseja o teu coração, entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará.” Salmos 37.5. Comece por aqui e todos os demais objetivos, desejos e sonhos poderão ser alcançados.

Pastor Levy de Abreu Vargas