Primeira Igreja Batista em Nilópolis

O SOL DA JUSTIÇA

Em abril de 2024 celebraremos 85 anos de vida eclesiástica. Nossa Igreja existe antes que a Cidade fosse emancipada, antes que ela se chamasse Nilópolis e antes que a rua fosse Zezinho. A PIBN é um patrimônio do povo Nilopolitano, pois participou ativamente, através de seus membros para que o Deputado Lucas de Andrade Figueira propusesse a emenda, que se transformou em Lei (Lei estadual nº 67), emancipando Nilópolis e São João de Meriti, do Município de Nova Iguaçu. Isso aconteceu em 20 de junho de 1947, a instalação ocorreu em 21 de Agosto do mesmo ano, por isso Nilópolis e São João de Meriti celebram seu aniversário na mesma data.

Mas voltando à Igreja, ela é parte integrante da cidade, cooperando sempre para que a liberdade e a cidadania sejam faces da mesma moeda que nos identifica. Os princípios batistas, tão caros em nossa história (que começa em 1512) ensinam que a democracia e a liberdade de consciência são inegociáveis, por isso a Igreja batista sempre lutou pela liberdade religiosa, mesmo quando essa liberdade constrangia a fé que proclamava.

Em 85 anos muita coisa mudou, inclusive a Igreja, mas ela não perdeu sua identidade, seu propósito e sua militância. Sabemos que só Jesus Cristo Salva, que Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai (Deus) sem passar por Ele, que a liberdade plena e completa só se alcança através dele, que Ele é o Senhor da Igreja e das nossas vidas, por isso nos reunimos para adorá-lo e servi-lo com nosso testemunho de fé, nossa comunhão, nossas orações, dízimos e ofertas para o sustento digno da causa que cremos.

No próximo ano celebraremos “JUBILEU DE GIRASSOL”. Essa planta é emblemática, pois do nascente ao poente ela se move em direção ao sol. A exemplo dessa flor, e em razão de tudo que dissemos acima, que em 2024 tenhamos nosso olhar voltado para o “Sol da Justiça” que é Jesus Cristo, autor e consumador da nossa fé.

Feliz ano novo cheio de calor humano para compartilhar.

Pastor Levy de Abreu Vargas