Primeira Igreja Batista em Nilópolis

HÁ HONRA EM SERVIR – DIA DO DIÁCONO BATISTA

No segundo domingo de novembro os Batistas Brasileiros comemoram o Dia do diácono Batista. A palavra “Diácono” é uma palavra Grega que significa servo. Ela não foi traduzida, foi transliterada, isto é, tomada exatamente como se escreve na língua grega – diakonos, significando que todo aquele que segue a Jesus deve ver a si mesmo como um simples servo, ou escravo. (Adberj).

Os diáconos serão honrados por Deus, reconhecidos pela igreja, ao tornarem-se parecidos com Jesus. Marcos 10.45 diz: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. O Senhor Jesus afirmou: “Se alguém quiser me servir, siga-me; e onde eu estiver, lá estará também o meu servo. Se alguém me serve, o Pai o honrará.” (Jo.12.26). O apóstolo Paulo diz: “Os que servirem bem como diáconos irão adquirir lugar de honra e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (I Tm.3.13). Para Paulo a função do Diácono é tida como de muita confiança e honra, pois Deus honra aqueles que o honram, e isso não se trata de uma troca, mas sim de um princípio bíblico de reciprocidade. (1Samuel 2.30)

É interessante notarmos, que para uma tarefa aparentemente simples, foram escolhidos homens, que se destacavam dentre os demais, por sua reputação, bem como por serem crentes comprometidos e guiados pelo espirito santo de Deus. A Bíblia nos mostra que a origem do diaconato está em Jesus, pois Ele é o modelo perfeito do diácono. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus…” Filipenses 2.5-7

O objetivo central era servir a todos, e para isto humilhou-se, até o ponto de morrer em nosso lugar. Desde a igreja primitiva, até os dias de hoje o oficio de “diácono” é de grande importância, dando honra a pessoa que em verdade o exerce. Ainda hoje Deus têm levantado homens e mulheres, vasos de honra, para servirem no Ministério Diaconal com alegria.

Parabéns a todos os queridos diáconos e diaconisas pelo seu dia! Que Deus a todos abençoe e capacite, sendo vasos valorosos nas mãos do oleiro. Saibam que há honra em servir.

Diácono Luiz Antônio Mattos dos Santos.