Priscila Brandão Vargas

PARTIDAS E CHEGADAS

No sábado 22, enquanto a Igreja celebrava 84 anos com o culto Jovem no templo, minha filha chegava no Aeroporto do Galeão depois de onze horas de viagem. A última vez que nos abraçamos foi em fins de março do ano passado, quando nos despedimos no mesmo aeroporto que a viu partir na manhã de sábado. Leonor, Ester, Thiago e Mariana foram ao Aeroporto recebê-la e no domingo a Rebeca veio trazendo a Ana Márcia (sua sogra) e tivemos um almoço maravilhoso: quiabo, frango ou soja e polenta mineira. Faltaram a Fabiana e o Vyle com suas respectivas família, mas a casa pulsava vida e alegria.

Um pouco depois, no repouso da tarde, fiquei considerando a semana intensa e as diferentes experiências que vivemos. Na quinta feira 20/04, em plena celebração do aniversário, abrimos o templo à tarde para nos despedir do corpo da diaconisa Júlia Vieira. Foi um culto comovente com boa música e o testemunho de vários irmãos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Ela se foi aos 90 anos e uma folha enorme de serviços à Igreja e ao Reino de Deus. Ela se foi na festa da Igreja, e que momento melhor teria para partir, senão em um momento de festa? Ela saiu em grande estilo com as honras que era merecedora. Uma dama que soube chegar, e soube sair bem.

Ainda durante o aniversário da Igreja, tivemos a alegria de rever e abraçar irmãos que vieram se confraternizar conosco, muitos que partiram para servirem outras Igrejas, e outros que chegaram de outras Igreja para servir ao Senhor conosco. Partidas e chegadas fazem parte da história humana pelas mais diferentes razões, e o problema não é sair ou chegar, mas como saímos e como chegamos aonde chegamos.

Nossa filha tem uma história de paixão pela Pátria mãe. Ela esteve em Lisboa em sua Graduação e voltou depois de concluir o mestrado pela UFF. Foi apresentar suas publicações em algumas Universidades e ficou para fazer o doutorado em Sociologia. A necessidade obrigou-a interromper os estudos e trabalhar para sobreviver. Ela está legalmente no país, tem visto de residente e trabalha em uma instituição que presta serviço ao Governo Lusitano. No final do ano de 2020 a excelência dos serviços prestados, levou o Presidente de Portugal a ir pessoalmente agradecer a equipe que trabalhava junto a ela. Ao fim da visita ela e Marcelo Rebelo de Sousa posaram para a foto que ilustra esse texto.

Partidas e chegadas. Em breve vamos levá-la ao aeroporto para retomar seu trabalho e sua vida, oportunamente ela voltará, e vira, e voltará, cumprindo um ciclo místico e maravilhoso.

Pastor Levy de Abreu Vargas