Pr. Levy de Abreu Vargas

UMA HISTÓRIA LONGE DE TERMINAR

Estamos vivendo tempos de exceção: um tempo de dificuldades sem precedentes, um tempo que requer resiliência, serenidade e paciência para sairmos desta calamidade sem maiores danos. A quarentena decretada pelo Governo do Estado já dura quase três meses e o número de casos continua aumentando. Já somos o segundo do mundo em número de mortos.

Tentando minimizar a crise, o Prefeito Municipal publicou o Decreto 4.551/2020 que faz algumas concessões, mas está longe de ser o que desejamos. Os Templos religiosos, por exemplo, podem funcionar desde que observadas as regras que limitam em muito o acesso (aferição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento mínimo e álcool gel a 70% em abundância). Também recomenda que pessoas do grupo de risco optem pela participação não presencial, pois o risco é iminente.

Algumas coisas boas porém, estão acontecendo. A crise nos afastou fisicamente e nos aproximou socialmente. As redes sociais estão sendo usadas para compartilhar mensagens, fazer reuniões e pastorear famílias. A Escola discipuladora continua firme nas manhãs de domingo. A ministra Gilmara Pina da Geração XXI tem cuidado das crianças e pais em contatos diários. Os pastores e diáconos desenvolveram o ministério da “ligação”. Todos os dias fazem contatos telefônicos para cuidar do rebanho de Deus.

Na próxima semana viveremos uma experiência nova. Será nossa primeira ceia não presencial. A Diaconia providenciou kits com pão e vinho hermeticamente embalados sem contato manual, para chegar à casa de todos os membros. Esse material é produzido por uma empresa Cristã que já oferecia o serviço, mas com a pandemia tornou-se mais necessário. Ao longo desta semana os irmãos podem passar na portaria do Templo, pegar seu material e aguardar até domingo, 21 de junho à noite quando celebraremos coletivamente. Diferente da Páscoa quando liberamos para toda a família, esse é um momento da Igreja e só as pessoas batizadas devem participar.

Como dissemos acima, essa é uma história que está longe de terminar e enquanto isso vamos viver a Igreja e a vida Cristã com toda a intensidade e leveza que ela nos exige.

Pastor Levy de Abreu Vargas