Primeira Igreja Batista em Nilópolis

FILHOS DE ASAFE

Asafe é um nome familiar no Velho Testamento. Aparece pela primeira vez em I Crônicas 6.39-42 como filho de Berequias e o texto percorre sua genealogia até chegar a Levi. Isso fez dele um legítimo levita, portanto qualificado para servir ao seu povo como sacerdote, músico ou mesmo em atividades administrativas.

O nome Asafe aparece em muitas referências Bíblicas ao longo de várias décadas. Ele foi o principal cantor quando a Arca foi levada para Jerusalém, aparece como líder dos louvores, juntamente com outros levitas e quando Rei Salomão dedicou o primeiro Templo (II Crônicas 5.12). Seu nome aparece também em várias outras ocasiões nas festas nacionais. Ele era o chefe dos músicos, era cantor e profeta. I Crônicas 16.4-7.

Mas sua influência musical se estendeu muito além do serviço no Templo: Ele escreveu 12 salmos (50, 73-83), contribuiu para a formação das orquestras com variedade de instrumentos (Címbalos, Harpas, Liras, flautas, adufes, trombetas, cordas etc.) e sua influência foi tão grande que por mais de cinco séculos, seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos por sua linha genealógica ainda serviam ao Senhor em louvor, adoração e profecia.

O nome Asafe significa “aquele que reúne, ou que é reunido (pelo Senhor).” Nada mais próprio, nada mais original, pois a música é solidária. A profecia até pode ser solitária, mas a música não, ela precisa de pessoas, de instrumentos, de companhias, de harmonia e… Poesia. A letra até pode nascer de uma só pessoa, mas a música é um trabalho coletivo e muita horas de ensaios e paciência.

Neste domingo, as Igrejas batistas celebram o dia do Ministro de música, e o texto acima é um tributo ao nosso querido Ministro Fabiano Lima e àqueles que junto dele, fazem a boa música da Igreja. Estes ainda são “filhos de Asafe”.

Pastor Levy de Abreu Vargas