Primeira Igreja Batista em Nilópolis

A SEARA É GRANDE, MAS OS RECURSOS SÃO POUCOS.

Estou na Igreja Batista em Vila Pinheiro no município de Itatiaia, nesta manhã de domingo. Na última assembleia geral aqui, eles me elegeram pastor interino, para ajudar no processo de escolha de um novo pastor, pois o que estava aqui, infelizmente veio a óbito em Novembro passado.

É bem difícil o luto em uma perda repentina. Pastor Heraldo Bertrand era o que podemos chamar de um pastor completo: Excelente pregador, bom conselheiro, tocava alguns instrumentos e fazia regência coral e congregacional com muita naturalidade. Aqui na Associação das Agulhas Negras era amado e muito admirado.

Nosso primeiro contato foi há pelo menos seis anos, quando iniciávamos a missão em Engenheiro Passos. Na ocasião ele liderava um pequeno grupo que posteriormente organizou-se como igreja Batista. Tive o privilégio de ser seu examinador no Concilio ao ministério pastoral e fiz a oração de posse na noite de organização da igreja.

Em sua breve enfermidade (30 dias), tive a dor de visitá-lo no hospital, mas ele estava sedado e foi apenas um monólogo meu para ele. Saí com a sensação de que era nosso último contato físico, e foi. Mas o vínculo com sua família e sua igreja permaneceu de modo que não pude recusar o convite.

A PIB em Nilópolis é a minha família, minha casa e meu lar espiritual. Estou há tanto tempo com os irmãos, que uma situação como essa me constrange a dar satisfações que, sei, não seria necessária, mas me sinto no dever de explicar. A partir deste domingo e até que a Igreja de Vila Pinheiro tenha um novo Pastor, vou dar uma semana por mês ao trabalho deles e assistir também às duas congregações que temos na região. Eventualmente terei que contar com a ajuda de outros irmãos (cantores, evangelistas, pastores…) e quem mais puder ajudar, pois a seara é grande e os recursos são poucos.

Pastor Levy de Abreu Vargas