Pastor Levy de Abreu Vargas

PAPA FRANCISCO REUNE-SE COM A LIDERANÇA BATISTA MUNDIAL

Numa busca pela unidade cristã no planeta, o Governo do Vaticano promoveu nos dias 12 a 16 de dezembro de 2022 um encontro entre líderes da Aliança Batista Mundial (Baptist World Aliance – BWA) e membros do Alto conselho da Igreja Católica em Roma.

Esses encontros são promovidos pela Igreja através de um dos diversos Dicastérios (O equivalente aos Ministérios no Governo brasileiro) que compõem a alta cúpula da Igreja, e teve como tema o testemunho da unidade Cristã entre irmãos Católicos e Batistas. Esse foi o 5º encontro da 3ª fase dos diálogos.

Buscar a unidade da Igreja, é um sonho alimentado pela liderança da Igreja desde o primeiro Concílio na cidade de Jerusalém, por volta do ano 51 da era Cristã. Naquela época o problema era a rigidez da Lei Judaica sobre a liberdade Cristã especialmente no que se referia à conversão de gentios, e eram considerados gentios todos os que não eram judeus.

Desde então, foram feitas centenas de tentativas com pouco ou nenhum sucesso e assim a Igreja foi se pulverizando (ou se multiplicando) em milhares de denominações como conhecemos hoje. A Igreja Católica é a maior e a mais representativa Igreja entre os cristãos e era justo que partisse dela a iniciativa do diálogo, não para a uniformização, mas para uma consciência coletiva de testemunho Cristão.

No dia 14 de dezembro durante o encontro, o papa Francisco recebeu a comissão em audiência privada e entre eles Elijah Brown, Secretário Geral da BWA. No encontro foram tratados temas de interesse comum, como a importância de ser pastores segundo o evangelho, evitando os perigos do clericalismo, crescer na preocupação mútua uns com os outros, cuidando dos mais pobres e estabelecendo relações que permitam a batistas e católicos discutir questões teológicas importantes.

Foi um avanço significativo e a matéria completa você pode ler neste link: https://bit.ly/3VGo9LX

Pastor Levy de Abreu Vargas