Primeira Igreja Batista em Nilópolis

IGREJA BATISTA DA FÉ

Na abertura da Unidade cinco do livro “Conhecendo Deus e Fazendo Sua Vontade” (p.80), os editores fazem uma narrativa no mínimo curiosa: A Igreja Batista da Fé, em Saskatoon, Saskatchewan, Canadá, estava fechando as portas. Os membros remanescentes, cerca de dez pessoas idosas, se reuniram para decidirem a sua extinção, isso aconteceu em 1970.

Antes de efetivamente fazerem isso, resolveram orar e esperar pela resposta do Senhor, e ela veio meses depois na pessoa de um pastor de almas. O primeiro contato que ele teve não foi com a Igreja e sim com um grupo de irmãos que moravam a 140km na cidade de Prince Albert. Eles ouviram que a Igreja tinha convidado um novo pastor e foram lá convidá-lo para realizar estudos bíblicos com eles.

A Igreja Batista da Fé (por falta de fé) estava fechando as portas, e agora Deus desafiava aqueles poucos irmãos a plantarem uma nova Igreja a dezenas de quilômetros de distância. O texto nos informa que a Igreja nunca tinha sustentado uma missão e seu novo pastor também não tinha experiências em plantar Igrejas, mas unanimemente entenderam que Deus estava revelando como deviam servi-lo, e obedeceram.

O trabalho em Prince Albert cresceu e a Igreja convidou o seu próprio Pastor. Depois de sua chegada eles começaram a multiplicar-se: Organizaram novas Igrejas em Smeaton, Love, Melfort, Tisdale e Leoville. Além dessas, organizaram também uma missão entre os índios Canadenses na Cidade onde estavam, e, posteriormente três novas Igreja surgiram em reservas indígenas próximas, mas não parou aí, a Igreja começou novos ministérios em outras comunidades como Nipiwan, LaRonge, Dechambaut, Cuberland House e outras comunidades na região. Ao todo foram oito Igrejas e cinco missões.

Uma Igreja que estava fechando as portas, tornou-se uma vigorosa Missionária porque percebeu onde Deus estava agindo e uniram-se a Ele.

Esse testemunho é dado logo no início da Unidade cinco que tem como tema: DEUS FALA. Na verdade, Ele sempre fala, e fala das mais diferentes maneiras, usa os mais variados recursos e revela toda sua bondade se estivermos dispostos a ouvi-lo.

“DEUS FALA” é o tema da Unidade que estamos estudando até a próxima 4ª feira. Saber ouvi-lo e obedecê-lo é o segredo para uma vida vitoriosa.

Baseado no livro “Conhecendo Deus e fazendo sua vontade”, página 80.