Primeira Igreja Batista em Nilópolis

UMA HONROSA MISSÃO

Hoje as Igrejas Batistas dos Brasil comemoram o Dia do Pastor. Um dia para honrar a vida daqueles que nos pregam a Palavra de Deus e velam por nossas almas, como quem vai dar contas delas no dia do juízo. O autor da carta aos Hebreus ainda alerta aos irmãos (Igreja) que eles devem cooperar com os pastores, a fim de que cumpram sua missão com alegria e não gemendo debaixo de uma carga opressora. Hebreus 13, 7 e 17.

Pastor não é profissão, é vocação. A profissão é uma escolha ou são dons naturais que desenvolvemos para nos sustentar, servir nossa família e nossa geração nas mais diferentes funções. Elas são diversas e necessárias. Mas a vocação é diferente, é um chamado de Deus que precisa ser identificado pela Igreja e ratificado por uma vida íntegra e coerente com a missão que recebeu do próprio Senhor. O mesmo autor aos Hebreus nos revela: “Ninguém toma essa honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus”, como aconteceu com Arão. Hebreus 5.4.

Mesmo diante de tanta responsabilidade, infelizmente, alguns pastores procrastinam suas responsabilidades e se permitem pequenos favores que abrem brechas para escândalo do nome do Senhor, com prejuízo para todo povo. No livro de I Samuel temos um clássico exemplo do que estamos falando: Eli era sacerdote da casa de Arão e seus filhos seriam seus sucessores naturais, mas eles se deixaram levar pelo adultério, violência e corrupção fazendo o que era mal aos olhos do Senhor. Por causa deles, naqueles dias a Palavra do senhor era rara e as visões não eram frequentes. I Samuel 3.1. Porque eles não se importavam com o Senhor, Ele permitiu que os Filisteus dessem uma dura lição que ficou registrada para a Igreja. Conheça a história completa em I Samuel 2.12 a 4.22.

Tenho sob minha responsabilidade além da Igreja, o pastoreio de 12 pastores, entre os quais nove estão na sede e três nos campos missionários. Já houve mais, já houve menos, não importa, o que importa é que sejamos achados dignos do Ministério que fomos chamados para servir a Igreja. Ninguém toma para si esta honra, mas aqueles que foram honrados devem entender que o ministério não é uma profissão, mas uma honrosa Missão.

Que sejamos dignos dela, caso contrário, o Senhor mesmo há de fazer justiça a cada um de nós.

Pastor Levy de Abreu Vargas, no dia do Pastor.