Pastor Levy de Abreu Vargas

BEM-VINDO À MESA DO CORDEIRO

No próximo domingo 09 de Abril, celebraremos a Páscoa do cordeiro. Será um culto solene, diferente, terno e com certeza muito envolvente. Um culto de adoração e reflexão sobre o simbolismo e a nobreza desta festa no calendário Cristão. Ele irá começar às 07h e deve ser encerrar por volta das 09h, para que a Igreja possa voltar para casa e celebrar este momento também em família.

A instituição da Páscoa está registrada com detalhes no livro de Êxodo a partir do capítulo 12, mas para uma compreensão mais ampla é importante conhecer toda a Bíblia, pois cada livro tem pontos em comum que apontam para Jesus e a grandeza do seu gesto em favor de todos aqueles que creem nele. A Igreja colocou na agenda essa data, pois ela coincide com o sofrimento, morte e ressurreição daquele que é o salvador do mundo.

Assim como no Natal fazemos festa para celebrar o nascimento de Jesus, na Páscoa celebramos a sua ressurreição e a alegria de saber que a morte não teve poder sobre Ele e mais ainda: Ele é a promessa que nós, os que cremos nele, também vamos ressurgir no dia do juízo final. Ela é uma data tão importante que deve ser precedida de uma preparação, de um protocolo que nos qualifique e habilite para estar à mesa.

Os Judeus deveriam fazer a preparação por sete dias, comendo pães não fermentados com ervas amargas. A Igreja Católica instrui seus fiéis a guardarem a quaresma, um período de 40 dias de penitência e abstenção como preparação para a Páscoa, mas a Igreja Evangélica é ainda mais radical: Ela exige que sua vida seja uma vigilância constante para que tenhamos dignidade de celebrar essa data com a consciência em paz. Escrevendo aos Coríntios o Apóstolo Paulos nos adverte: “Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma desse pão e beba deste cálice, porque quem come e bebe indignamente, o faz para sua própria condenação.” I Coríntios 11.28-29.

Temos uma semana inteira para passarmos a vida a limpo, a fim de estarmos aqui no próximo domingo bem cedo para celebrar a Ressurreição de Jesus, Senhor da Igreja e de nossas vidas.

Pastor Levy de Abreu Vargas