Primeira Igreja Batista em Nilópolis

PARA VIVER A COMPAIXÃO

Quando vemos algo errado à nossa volta, tendemos logo a julgar e a condenar. Quando recebemos um insulto, é comum respondermos com outro insulto, geralmente mais pesado. Quando vemos uma necessidade, podemos ignorá-la ou imaginar alguém que possa atendê- la, não nós. Podemos fazer outras escolhas. Diante de algo errado, podemos esperar até que a Graça de Deus julgue. Depois de examinar o assunto e precisarmos julgar, que julguemos com graça, que é como gostaríamos de ser julgados no nosso caso. Quando insultados, podemos deixar que a Graça de Deus nos envolva, antes de reagirmos.

Diante da necessidade do outro, podemos nos esforçar para supri-la com uma palavra significativa, quando só uma palavra basta, ou com um gesto efusivo, quando ele pode mudar as coisas.

Quando pensamos e agimos com graça, nunca nos arrependemos. E não podemos dizer o mesmo do contrário. Estamos prontos para viver a compaixão. Alcançamos nosso apogeu espiritual e emocional quando ajudar se torna nossa alegria, uma grande alegria. Somos felizes quando ajudamos sem notar que ajudamos. Somos plenos quando procuramos formas de ajudar naturalmente. Entendemos o sentido da vida quando ajudar não é um verbo que conjugamos para impressionar. Compreendemos a nossa missão quando não precisamos de aplausos, e por isto não os buscamos, quando fazemos o bem. Estamos bem quando, se possível, nosso gesto fica anônimo. Estamos realmente bem quando, numa reunião em que nomes são mencionados, não esperamos a citação do nosso. Esqueceram-nos? Não nos importa.

Estamos em harmonia com o ideal de Jesus quando ajudar é para nós um privilégio; tendo tido o privilégio de receber, temos o de dar.
O nosso coração pulsa no compasso da Graça de Deus quando o compromisso de ajudar não é um peso, nem uma prisão, mas leveza e liberdade. Quando a nossa mente se concentra em fazer o bem, sem desistirmos, apesar da maldade em volta, ela se torna alegremente centrada em Cristo. Ajudar alegra. Ajudar nos alegra.

Afinal, “Jesus Cristo deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras” (Tito 2.14).

Israel Belo de Azevedo