José Carlos

Viva o poder de transformar com coragem

“..Deus não nos deu o espírito de temor..” II Tm 1:7

Quando pensamos em uma vida de coragem, nos lembramos de personagens bíblicos relevantes. Paulo, o apóstolo, é uma referência. Nele encontramos a definição de uma vida corajosa. Não se trata de virtude humana, que se firma na força do braço, ou se estriba em seu próprio entendimento. Mas, é o próprio Cristo, sendo formado em nós, que compartilha conosco essa sua virtude.
No caminho de Damasco, Paulo foi profundamente afetado por Jesus, a quem perseguia. Sua vida se resumiu em pregar a Cristo, fugir de perseguidores e ser preso. Sofreu apedrejamento, ameaças, prisões, naufrágios, açoites, abandono e, trazendo consigo a tristeza no seu consentimento na morte de Estêvão. Devemos viver a profundidade e a gravidade de uma vida na dimensão da vocação que recebemos.
Somos pelo apóstolo inspirados, não à busca do sofrimento, mas de um compromisso incisivo com Cristo. As perseguições e aflições acontecem à medida que vivemos um Reino que não é desse mundo.
A coragem leva Paulo a assumir seu papel no mundo. – II Tm 1:9 “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação;” Jesus esclareceu aos discípulos que eles sofreriam perseguições. Portanto, precisavam de algo além da sua boa vontade, ou o ímpeto na conquista dos campos brancos para a ceifa, para cumprirem seu chamado. Eles precisavam do “poder para testemunhar..” At 1:8.
Há aqueles que, por vocação, vão aos campos missionários por um curto período. Outros dedicam suas vidas, como a missionária Analzira Nascimento, já por longos 44 anos no campo, sendo 17 deles em Angola.
Paulo mostrou ao jovem Timóteo que precisava se posicionar em benefício dos seus irmãos: “Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.” v. 10. Nossa coragem deve colaborar para levar o homem à paz com Deus.
Há no mundo, três mil povos nos quais não há sequer uma pessoa convertida.
São cerca de três bilhões de pessoas, ainda não ouviram o evangelho. Na Ásia, 60% da população não conhece a Cristo. Há partes do mundo onde a alfabetização é inferior a 30%, e a estratégia é a distribuição de bíblias em áudio para esses povos.
Nossa vocação não se sustenta a partir das demandas no mundo, nem se firmam em emoções fugazes, mas no cumprimento do propósito.
Venceremos as barreiras na vida com a coragem do Espírito. Por isso, somos orientados pela palavra de Deus a abandonar o medo, e submeter nossa vida a Ele, independente dos riscos da rejeição.
A coragem nos foi dada para cumprirmos o nosso propósito no mundo.

Min. José Carlos
Ministério de Missões e Evagelismo