Pastoral da PIB Nilópolis

A GRAÇA É PARA QUEM QUER

“A fé é simplesmente a sua resposta à mensagem do amor e da Graça de Deus”. (Shane Callahan)

Não há dúvida que devemos viver de modo digno do amor de Deus. Inaceitável é que devamos viver de modo que nos tornemos dignos do amor de Deus.
Pensar que devemos agir de modo a ser recompensados com o amor de Deus é a proposta do legalismo. E o legalismo é um peso, que não conseguimos suportar sem sofrer, uma farsa, porque somos incapazes de fazer sempre o que é certo, e uma mentira, porque Deus não age como se humano fosse.

O amor de Deus não é como o nosso, que precisa ser alimentado com respostas. Ele nos amou primeiro, quando éramos completamente indignos. Deus nos ama não por nossa bondade, mas por causa da bondade dele.
Embora arraigada, a ideia de que devemos fazer algo para merecer a Graça de Deus (em forma de salvação ou de bênção) é a mais completa negação da Graça que Jesus veio anunciar, apresentar e disponibilizar.

Diante do nosso pecado, Deus entra em ação, oferecendo-nos perdão completo. Ele não oferece perdão a quem merece, mas a quem precisa. Ele não envia recursos a quem merece, mas a quem carece. Ele não abre a porta do céu a quem merece, mas a quem deseja. Ele não distribui bondades a quem merece, mas a quem almeja.

Como Graça não se impõe, Deus nos estende sua mão e espera que estendamos as nossas para recebermos o que precisamos e Ele quer nos dar. E Ele insiste:
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Apocalipse 3.20

Pr. Israel Belo de Azevedo