Pastor Levy de Abreu Vargas

O PIOR JÁ PASSOU, MAS OS CUIDADOS CONTINUAM.

No sábado 28 de março de 2020, o então Vereador Abraãozinho acompanhado do chefe de gabinete do Prefeito Farid, chegaram à minha casa com um pedido inesperado: usar ginásio de esportes da Igreja para montar um centro de triagem para o Covid 19. O pedido foi encaminhado à diretoria que no mesmo dia se reuniu e cedeu em caráter não oneroso o espaço. Era a nossa contribuição para frear a pandemia. À época o Brasil tinha apenas 3.904 casos e 114 mortes, segundo o ministério da Saúde.

Desde então, todos os dias as equipes de saúde da Prefeitura se revezavam no atendimento ao público. No início eram apenas alguns casos que cresceram rapidamente para algumas dezenas e houve dias que uma fila enorme se alongava pela Rua Zezinho. As semanas passavam rapidamente e o número de mortes se multiplicava. A vacina ainda estava na fase de testes e muita gente se contaminava mesmo seguindo as normas de distanciamento.

Em 23 de outubro 2020 tivemos uma perda irreparável. Nosso vice-presidente e amigo por mais de 26 anos faleceu no Hospital da Força Aérea depois de algumas semanas de tratamento. Pastor Adalberto Luz, que alegrava os idosos, que colocava apelido em todos, que tratava todas as coisas com seriedade, sucumbiu ao Vírus. Em 11 de dezembro 2020 foi a vez do nosso Prefeito. O homem que dedicou décadas de serviço à vida Pública era mais uma vítima. Farid, três vezes prefeito de Nilópolis, várias vezes deputado Estadual, partiu sem as honras devidas por causa da pandemia, mas a história lhe fará justiça.

Em 2021 o vírus sofreu mutações e continuou fazendo vítimas, mas as vacinas começaram a ser distribuídas e na mesma proporção que a vacinação avançava a mortalidade diminuía. Era o milagre da ciência. Nilópolis se destacou na Baixada pela rapidez como vacinou seus moradores. As filas no Centro de triagem foram diminuindo, diminuindo até acabarem e o Centro de Triagem perdeu seu sentido.

Hoje oficialmente a Prefeitura está devolvendo o nosso querido Ginásio, palco de tantas histórias, agora com mais uma para contar. Enquanto escrevo esse texto a mídia informa que a variante Ômicron chegou ao Brasil, mas não fará o mesmo estrago da cepa original, pois cerca de 63% do nosso povo já foi completamente vacinado.

Com certeza o PIOR JÁ PASSOU, mas os cuidados devem continuar e louvamos a Deus pela igreja ter sido instrumento de ajuda num momento de tanto sofrimento, perda e dor.

Pastor Levy de Abreu Vargas