Primeira Igreja Batista em Nilópolis

“UM LUGAR ESPECIAL”

Na última terça-feira 22 de agosto, fui com Leonor, Ester, seu esposo Thiago e nossa netinha Mariana ao culto de despedida de 40 anos de trabalho Missionário no Brasil do Pastor Jonathas Guy Key. Leonor não está no seu melhor momento para ficar saindo, mas fez um esforço para abraçar nosso amigo em seu último contato oficial no Brasil.

A Capela estava cheia de alunos, pastores, membros dos órgãos denominacionais e representações diversas. Houve naturalmente muitas falas, boa música e uma boa palavra vinda de um obreiro do interior do nordeste. Creio que esse foi o ponto alto do evento, pois entre tantos bons pregadores que há em nossa denominação ele honrou um colega que poucos conheciam aqui no Sudeste, e ele foi muito feliz em sua palavra.

Pastor Guy Key tem uma relação longa na história dos Batistas no Brasil. Seu Pai, o professor Jerry Stanley key foi professor por décadas no Seminário do Sul. O professor Key forjou várias gerações de pregadores que por sua vez fizeram discípulos repassando os princípios de uma pregação Bíblica. Sua mãe foi aluna e posteriormente professora no Curso de Música sacra também no seminário.

Um vídeo apresentado após as celebrações nos deram contas que a família de sua esposa Elena Cowsert, já prestam serviços em solo brasileiro por mais de 100 anos. Os avós dela, Jack Jimmerson Cowsert e Grace Bagby Cowsert foram nomeados pela Junta de Richmond (Hoje com o nome de Internationale Mission Board), em 15 de julho de 1920 e prestaram relevantes serviços ao Brasil, tendo inclusive sido um dos responsáveis pela criação do parque gráfico da antiga JUERP e pela implantação da Imprensa Bíblica Brasileira, a primeira a publicar a palavra de Deus em território nacional. Não era apenas a despedida de um missionário, mas uma oportunidade de reflexão e gratidão pelas vidas que se deram tanto, para que os batistas chegassem aonde chegaram.

Desde 1984 eu já subi e desci a colina do Seminário do Sul centenas de vezes. Na terça feira, quando voltava para casa eu estava grato por ter ido, visto e ouvido o que ouvi com minha família e pensei: “Aquela colina é um lugar especial”.

Na volta para casa “demos um bonde” ao Ministro Fabiano, que também enriqueceu o evento com sua voz. Ele mereceu.

Pastor Levy de Abreu Vargas