header-03mar24

DESAFIOS NA ÁFRICA

Quando pensamos nos desafios que esta região apresenta, é um dos mais significativos é que aqui tem de mais de 90% de sua população constituída de muçulmanos, não temos como se quer pensar em realizar qualquer obra de evangelização sem depender completamente do poder do Espírito Santo.

Temos plena convicção de tudo o que foi conquistado até aqui, os frutos já colhidos e os que ainda serão alcançados, foi obra do Espírito Santo de Deus. É Ele quem tem capacitado os nossos obreiros em cada país, Ele é quem tem agido sobrenaturalmente na vida dos muçulmanos, levando-os ao reconhecimento de que Jesus Cristo é muito mais que apenas um profeta, Ele é Deus e o único caminho para a Salvação .Continuamos trabalhando na total dependência do Espírito Santo para completarmos a missão através das seguintes ações:

Programa de Plantação de Igrejas nos países do SAHEL.
Estamos trabalhando na elaboração de um programa de plantação de igrejas nesta região. Já temos parcerias firmadas com convenções e igrejas locais, já realizamos o curso do DNA missionário com praticamente todas as lideranças dos países envolvidos. Realizamos uma conferência missionária em um desses países, que não citamos o nome por questões de segurança, que será usado como piloto para o programa dos demais países. E neste ano de 2024 iniciaremos três projetos de plantação de igrejas em três países diferentes.

Programa de reenvio de pessoas alcançadas através dos projetos aos seus países de origem.
A plantação de igreja entre os refugiados Sírios está praticamente consolidada. Iniciamos a formação de obreiros entre eles para cuidar desta igreja que cresce a cada dia. Um desafio é a dificuldade de que esses obreiros obtenham uma formação teológica formal, em seminários locais. A Capacitação é, neste sentido, mais lenta do que o normal. Em paralelo, estamos identificando pessoas com capacidade e vocação para iniciarem projetos semelhantes aos que elas estão envolvidas, nos seu país de origem. Sendo assim, realizaremos um dos principais objetivos e oportunidades que trabalhar com povos em movimento nos proporciona: alcançá-los e capacitá-los fora do seu local de origem, e depois enviá-los de volta para alcançar seu povo.

Sabemos que, toda sabedoria, poder, intrepidez e autoridade nos será dada pelo Espírito Santo de Deus. Ele é o principal interessado em ver cada um desses desafios sendo concretizados, pois foi Ele mesmo que plantou esses sonhos nos corações. Pois como Paulo escreveu em Romanos 11.36, “Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória. Pois, a Ele eternamente. Amém!

Missionário Jessé Carvalho, Coordenador da JMM no Oriente médio, Norte da África e Sahel Africano.