NOSSA AGÊNCIA MISSIONÁRIA NÃO PODE PARAR
Na quinta feira 11 de agosto de 2022, eu, o Pastor Sotero e cerca de 40 pastores fomos convidados a tomar um café com o Pastor Fernando Brandão, secretário geral da Junta de Missões Nacionais. O café na verdade, foi apenas uma desculpa para que nosso coordenador pudesse nos reunir e dar um amplo e comovente relatório de tudo que a Junta de Missões Nacionais está fazendo nesse exato momento, e não é pouco.
A JMN é um órgão criado pela Convenção Batista Brasileira e tem por missão multiplicar discípulos de Jesus em solo brasileiro. Ela foi organizada em 1907 e desde então tem superado desafios em nome da visão para alcançar esse imenso País com o Evangelho de Jesus Cristo. Hoje ela está presente em todos os Estados da Federação e no distrito Federal.
A JMN não se limita apenas a levar a palavra de Deus e a plantar Igrejas. Há cerca de 170 projetos sendo desenvolvidos e a maioria deles voltados para as necessidades sociais que são imensas. Talvez o mais conhecido deles seja a Cristolândia, mas ele é apenas a parte mais visível, pois há muitos outros. Soubemos por exemplo que nossas Igrejas estão abrigando e alimentando cerca de 160 refugiados afegãos. Eles conseguiram visto de entrada no Brasil, mas foi a Igreja Batista Brasileira, em parceria com alguns empresários piedosos que os receberam. Só os afegãos custam aos cofres da JMN 170 mil reais todos os meses em energia elétrica, alimentação, vestuário, assistência médica e remédios.
Recentemente o casal Jonas/Larissa de nossa Igreja fez a viagem missionária pelo Rio Solimões no Amazonas. Além de fazer discípulos, esse barco leva médicos, dentistas e ajuda humanitária aos ribeirinhos. Estamos também presentes em dezenas de aldeias indígenas, em vários presídios, em hospitais com as capelanias e mais recentemente a junta adquiriu a Carreta Missionária para o trabalho itinerante de evangelismo e assistência social.
Nos anos de 1988 a 1994 eu e Leonor servimos como Missionários no Paraná e tínhamos orgulho em ser sustentados por essa agência, mas agora nós somos parte do seu sustento como Igreja, porque a obra de Deus não pode parar.
Pastor Levy de Abreu Vargas