PIB Nilópolis

90 Anos de Vida – Testemunho

Saí de minha aldeia Nagosela, distrito de Santa Comba Dão, Viseu, Portugal em 1955 com apenas uma passagem de navio, viajei por 30 dias até chegar na cidade do Rio de Janeiro e fui morar na Praça onze onde trabalhei por três anos como ajudante em uma Confeitaria. À noite eu estudava no Liceu Literário Português e aos domingos vendia picolé da Kibon na praia de Copacabana. Quando tinha folga na Confeitaria eu vendia miudezas nos trens da Central até Japeri e fazia tudo isso com o objetivo de vencer como imigrante no Brasil.

Após três anos de trabalho consegui pagar o empréstimo que fiz para comprar minha passagem aos queridos Lusitanos que me ajudaram. Posteriormente fui convidado para viver em Nilópolis, pois havia primos que já estavam estabelecidos aqui, então recebi mais ajuda e comprei minha primeira carroça de leite (uma pipa, como se chamava naquele tempo) puxada por uma mula.

Em 1960 comprei a primeira padaria que se chamava Transmontana, em 1964 compramos a famosa padaria Elite na avenida Mirandela e em 1977 entrei no setor hoteleiro que mantive até 2008. Por tradição sempre fui Católico Apostólico Romano sem nenhum compromisso com Deus. Minha verdadeira experiência de fé aconteceu em 1977, graças a Deus hoje sou muito bem resolvido emocional e espiritualmente esbanjando vida, alegria em paz no alto dos meus 90 anos. Sirvo ao Senhor por mais de 10 anos na PIB em Nilópolis, onde pretendo ficar até quando Deus permitir.

Em Nilópolis eu comecei de fato uma linda história, pois conheci a Marinete, esposa amada que me acompanhou por 60 anos. Chegaram os filhos Nilce, José Luiz, Jorge e Maria Inês, depois vieram oito netos e cinco bisnetos.

Por tudo isso, agradeço a Deus pela sua maravilhosa graça que me concedeu vida, família, amigos e uma vida abençoada e frutífera. Deus seja louvado.

JOSÉ DIAS DA COSTA MARQUES