Pastor Levy de Abreu Vargas

TÚMULO VAZIO E CORAÇÕES CHEIOS

O Shabat é o dia mais sagrado para os Judeus. Começa com o pôr de sol da sexta-feira e termina da mesma forma no sábado. Jesus expirou por volta das 15h de sexta-feira. Pouco mais tarde José de Arimatéia foi a Pilatos e pediu o corpo dele para sepultá-lo, posteriormente apareceu Nicodemos com um composto de mirra e aloés e ambos o envolveram em lençóis e o depositaram em um sepulcro recém escavado na rocha e fecharam a entrada com uma grande pedra. Algumas mulheres acompanharam de perto todo o processo.

No sábado ninguém podia fazer nada, exceto descansar e ir ao Templo para o serviço religioso, mas os Príncipes dos sacerdotes e alguns fariseus, quebrando a Lei que eles mesmo ensinavam, foram a Pilatos e pediram que o túmulo fosse lacrado e soldados ficassem de sentinela para que ele não fosse violado, e assim foi feito.

Mas nem a ordem, nem o selo, nem os soldados foram suficientes para impedir o propósito de Deus. No domingo bem cedo, ainda de madrugada, algumas mulheres foram ao sepulcro de Jesus para o prantearem, mas tiveram uma surpresa: Não havia soldados, nem lacre e a grande pedra tinha sido misteriosamente removida, o túmulo estava aberto, vazio e um jovem com roupas brancas estava assentado no lugar onde o tinham depositado. Foi esse mesmo homem quem disse a elas: Ele não está aqui, ele ressuscitou, vinde e vede o lugar onde ele estava. Ato contínuo, a notícia se espalhou como fogo na palha e os sentimentos eram contraditórios: os judeus negando a versão dos fatos, os discípulos jubilosos com a verdade.

Judeus e discípulos estavam com os corações cheios, mas de sentimentos opostos. O túmulo vazio para uns não tinha o mesmo significado para os outros, e essa realidade se revela a mesma vinte séculos depois.

Penso que esse é e deve ser um momento de profunda reflexão para todos nós. Como está o seu coração?

Pastor Levy de Abreu Vargas