Primeira Igreja Batista em Nilópolis

A NOVA GERAÇÃO MISSIONÁRIA

“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda
quando for velho não se desviará dele.” Provérbios 22.6

Em missiologia, há um conceito muito popular que é o da Janela 10/40, a região entre os paralelos 10 e 40, onde estão os países mais fechados ao Evangelho e menos alcançados também, o que inclui o norte da África, Oriente Médio e Ásia. Esse conceito foi popularizado pelo missiólogo Luís Bush, que também se empenhou em popularizar o conceito da Janela 4/14. Essa não é uma janela geográfica, mas etária. É baseada em pesquisas antigas que afirmam que 85% das decisões por Cristo acontecem na faixa dos quatro aos catorze anos.

Uma coisa é comum a todas as gerações: a juventude de cada época é sempre incompreendida, Tem sempre que lutar por seu espaço, por ser reconhecida como importante em sua geração, e como capaz de transformar o seu mundo, como os Radicais Brasil estão fazendo hoje, como tantos jovens em suas igrejas estão fazendo hoje, como líderes octogenários hoje, fizeram décadas atrás. Projetos como o Viver, com sua ênfase na intencionalidade e continuidade das ações, para alcançar crianças, adolescentes e jovens, mas também a seus pais, ou como o Viver Escola, são exemplos de como os batistas brasileiros, através de Missões Nacionais, estão empenhados em alcançar a nova geração.

E o resultado é mais que alcançar uma geração, pois 60% da nossa força missionária atual é formada por jovens Radicais ou em formação, de onde veio a maioria dos missionários efetivos, que estão mentoreando os radicais. Investir na nova geração é investir no presente e garantir o futuro da obra missionária.

Extraído da Revista da Campanha 2023 da JMN.